terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vereadora assume CORRUPÇÃO na Câmara de Lisboa

"Já me deixaram em cima da secretária envelopes com dinheiro", Margarida Saavedra (Vereadora do PSD em Lisboa)


"Alguma vez a tentaram subornar?

Várias vezes. Por duas vezes, deixaram-me em cima da secretária envelopes com dinheiro. Fui a correr atrás dos munícipes e devolvi-os, e eles ficaram muito atrapalhados. Noutras situações, diziam-me: "Faça o seu preço, que nós temos pressa". Quando a cunha era grande, retiravam os processos da minha apreciação. Mas os funcionários da câmara não são, na sua maioria, corruptos. Tenho uma certeza: exigir o cumprimento dos prazos de apreciação dos processos por parte dos técnicos é altamente dissuasor das tentativas de corrupção. O que faz com que os munícipes o tentem é a demora. Este tipo de corrupção consiste em criar dificuldades para depois dar facilidades. O departamento de projectos especiais da câmara, que ainda existe, foi muitas vezes um canal para tratamento de excepção em relação ao cumprimento do Plano Director Municipal. Foi o caso das Twin Towers e das torres do Colombo. ", in público.

Efeitoplacebo: Finalmente parece que alguém começa a ter a coragem de assumir aquilo que para todos é uma evidência...Há corrupção na Câmara de Lisboa!!!
O problema é que quem o assume foi Directora do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa e alguém que conhece bem a máquina camarária á 30 anos. Ou seja, são declarações com coragem, porém de uma gravidade extrema e que exigem que seja de imediato efectuada uma investigação ás declarações desta Vereadora do PSD em Lisboa. Espero que a coragem não passe de palavras e que depois destas polémicas declarações a Procuradoria investigue as mesmas. Terá concerteza a colaboração de Margarida Saavedra. È uma vergonha a leviandade como se assume a corrupção numa autarquia como a de Lisboa. fala-se como se tratasse de mais um assunto camarário...fala-se como se tratasse de mais um projecto...fala-se como se tratasse de algo menor, quando do que se trata é de algo recorrente nos últimos anos e tem como grandes responsáveis, Jorge Sampaio, João Soares, Santana Lopes, Carmona Rodrigues e António Costa...
Vou esperar para ver o que dirá a "wonder woman" da Procuradoria (M.ª José morgado)...mas vou esperar SENTADO, CLARO...

61 comentários:

Anónimo disse...

Nada de novo. Infelizmente á uma coisa que todos sabemos, só falta agora a justiça fazer algo pois já estamos cansados de ver uma série de personalidades assumir que há corrupção e depois a justiça nada faz. Basta, é tempo de fazer alguma coisa.

Anónimo disse...

Só em Portugal...e a justiça nada faz. VERGONHA

Anónimo disse...

Como é que é possivel uma vereadora assumir publicamente que a quiseram corromper e não se fazer nada...só neste pais de terceiro mundo onde quem investiga tambem faz parte da corrupção...

Anónimo disse...

È preciso lata...então confirmam que se tenta (e ás vezes consegue-se) corromper os dirigentes e vereadores da câmara de lisboa e a justiça nda faz. Então o António Costa (PS) não diz nada? È normal pois quem sabe o que andam a fazer os Socialistas em Lisboa é melhor estar calado. Espero que a Procuradoria faça alguma coisa pois se alguem assume que se praticam crimes então é obrigatório que se investigue.

Mr. Brooks disse...

depois do qie li na entrevista da vereadora fiquei parvo e espero que o silencio de MFL nada tenha a ver com o saber que muitos dos que a apoiaram em lisboa e que pretendem continuar a estar nas listas estão envolvidos em casos de corrupção...uns já é publico pois estão acusados e vão a julgamento, outros para lá caminham que o diga a ex. vereadora Helena Lopes da Costa...

Anónimo disse...

LET THE GAMES BEGIN!!!!!

Anónimo disse...

agora sim se vai ver as escolhas de MFL para o distrito de lisboa, espero que ela tenha em conta os membros do PSD que estão com vários processos em cima e que são suspeitos de corrupção, por isso atenção ao corruptos sociais democratas que andam ai faz muito tempo, deputados, vereadoras hehehehe.
se MFL não tiver a coragem de limpar a casa então estarei do lado de PPC para junto com ele corrermos co a escória do PSD...

Anónimo disse...

os ditos corruptores estão de férias no bem bom com as respectivas familias pois no nosso pais o crime parece que ainda compensa.........

Anónimo disse...

os ditos corruptores estão de férias no bem bom com as respectivas familias pois no nosso pais o crime parece que ainda compensa.........

Anónimo disse...

No psd andam alguns deputados a tremer depois destas declarações, só espero que MFL mostre que é de facto séria e que não tenha mesiricordia daqueles que roubaram e cometeram crimes graves mesmo que esses estejam proximos dela só assim podemos acreditar que é possivel mudar o estado do nosso portugal.....e já agora e Cavaco Silva onde está?? porque não se manifesta???

Anónimo disse...

isto está tudo feito para não entalar ninguém, deve haver muita gente poderosa, muitos milhões a mistura. No final de contas são todos amigos PS/PSD enfim este é o país que temos..

Anónimo disse...

È vergonhoso uma vereadora assumir que há corrupção e que ela já foi alvo...Porque é que não denunciou??? Isto são todos iguais PSD e PS têm transformado a CML numa escola de corruptos e a JUSTIÇA...nem vê-la.

Anónimo disse...

Esta vereadora fala muito e tem como assessor o Luis Newton que tem feito algumas movimentações "obscuras" nas juntas de São José, Lapa, e em todas as Juntas da área da secção D do Psd.
Antes de falar é melhor olhar para a casa dela

Anónimo disse...

Santana Lopes é o grande culpado do estado actual. A sua equipe quando era Presidente da Câmara diz tudo. São todos uma cambada de Vigaristas (Pedro Pinto, Helena Lopes Costa, Miguel Almeida) estes são responsáveis por coisas muito graves em Lisboa.

Anónimo disse...

Segundo consta essa Helena Lopes da Costa está a preparar a candidatura á Câmara Municipal de Oeiras com o apoio do Isaltino, e tem o apoio do Angelo e Armando Soares na secção de Algés.
Se Oeiras tem esta senhora como candidata pelo PSD é o descrédito total. Depois de Isaltino vem uma com a mesma estirpe.

Anónimo disse...

Esta Vereadora diz isto porque já sabe que a Judiciária está a investigar a CML e as suas empresas municipais, sendo que antigos dirigentes,vereadores e deputados do PSD estarão já sob investigação. No entanto parece que dirigentes do PS de Lisboa também são alvo da judiciária. Ao que parece no tempo de Santana Lopes o PSD e o PS tinham acordos para Lisboa e esses acordos têm contornos menos claros. Ou seja Saavedra já sabe e está a antecipar-se para assim ganhar espaço para manter o seu lugar, sendo que seguramente que em breve alguns nomes com responsabilidades no pasado do PSD em Lisboa e no Partido terão a vida dificil.
GARANTO-VOS...

Anónimo disse...

Já sei que andam movimentações para A Helena ir como candidata a Oeiras. Espero que a Manuela não admita pois seria a nossa desgraça aqui em em Oeiras e a vergonha do PSD.

Anónimo disse...

È preciso afastar de vez as Helenas, os Pretos, os Marcos, os Isaltinos, os Ismaies, os Motas, os Sérginhos, os Simões, os Venturas, ou seja todos os que têm destruído o PSD em Lisboa nos últimos anos. São a vergonha do PSD.

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo de cima, contudo acho que alem de afastar todoss esses que referiu deve tambem esta Lider ser séria e honesta para com os portugueses e de uma vez por todas assumir e dar a cara para lutar contra todos os politicos que ao longo destes ultimos anos destruiram lisboa e portugal...basta de silencio pois quem cala consente...será que manuela ferreira leite tem algo que de alguma forma possa manchar o seu passado??? será que António Preto sabe algo que se terá passado com Manuela Ferreira Leite no tempo em que eram colegas nas alfandegas??? aqui deixo uma questão, para a qual um senhor tem a resposta...

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 2.50h que acusa o Luis Newton de movimentações "obscuras" nas juntas de freguesia da Secção D: Sabe que levantar boatos é fácil e eles por vezes mais não são do que tentativas de ataque por parte de gente fraca de espírito que não tem muita coisa para fazer para além de morrerem de inveja dos que afinal trabalham e produzem alguma coisa. É o caso porque se tivesse conhecimentos de causa teria sido mais concreto mas como afinal não há pedras para atirar, julga que de um boatozinho se fará uma tempestade! Deixe-se disso! Já não é a 1ª vez que o acusa, pois não? À hora que escreveu o seu comentário, teria feito melhor a si e a todos se estivesse a dormir! Com certeza que nos pouparia a mais um disparate!Preocupe-se é com o que se passa na sua freguesia!

Anónimo disse...

Bem o Newton está á rasca... Já responde em pânico porque já percebeu que lhe descobriram a careca.
O que andas a fazer vai-te sair caro, se calhar tb vais fazer companhia aos isaltinos e valentins e Pretos.

Anónimo disse...

Há alguem que aproveita sempre qualquer oportunidade para atacar o Luis Newton.Diz a personagem que ele anda em movimentações nas juntas de freguesias da D.Ainda bem que ele se está a mexer porque ele tem mesmo que limpar o pessoal que por lá anda a fazer de conta que faz alguma coisa.Não gostam dele porque ele gosta de ver trabalho realizado.Que se cuide quem nada faz porque o Luis não é para brincadeiras!E não não é o Luis Newton a defender-se a ele próprio (como disseram da outra vez)é a mesma sem "tacho" e sinplesmente militante da D.

Anónimo disse...

Há alguem que aproveita sempre qualquer oportunidade para atacar o Luis Newton.Diz a personagem que ele anda em movimentações nas juntas de freguesias da D.Ainda bem que ele se está a mexer porque ele tem mesmo que limpar o pessoal que por lá anda a fazer de conta que faz alguma coisa.Não gostam dele porque ele gosta de ver trabalho realizado.Que se cuide quem nada faz porque o Luis não é para brincadeiras!E não não é o Luis Newton a defender-se a ele próprio (como disseram da outra vez)é a mesma sem "tacho" e sinplesmente militante da D.

Anónimo disse...

Hello, anónimo das 18.o3!!!! Não foi o Newton que se defendeu nem responde a pânico! Veja lá é se lhe descobrem a careca a si e não vai fazer vossa excelência companhia aos "reformados"! Quer tachito, não é? Cure-se!

Anónimo disse...

Enquanto eu escrevia o meu comentário a personagem que detesta o Newton levantou-se mais cedo e resolveu escrever mais umas baboseiras,talvez para que o anónimo que saiu em defesa do Newton não o mandasse outra vez dormir.Eu não o mando dormir,mas acho que devia consultar um psicólogo ou talvez fazer uma terapia de regressão e talvez descobrisse o porquê de tanta embirração com o presidente da D.Siga o meu conselho e verá que resolve o seu problema.

Anónimo disse...

O Luis Newton em pânico? AH, AH, AH, AH! Acha mesmo que ele dá crédito a estes ataques? Como se não soubesse quem os anda a fazer. Aliás, sabemos todos, sr. gato escondido com o rabo de fora! Há perfis que nunca se alteram! Não evoluem, ´tá a ver? Não, não deve estar porque se visse alguma coisa não se punha a roçar pelas paredes a destilar veneno contra os outros. A inveja é muito feia...

Anónimo disse...

Belfa, também concordo! Quem diz mal por dizer do Luis Newton devia fazer terapia! E então quem faz disso um modo de vida devia internar-se!

Anónimo disse...

é estranho que sempre que se fala em corrupção, vigarices e coisas menos sérias fala-se sempre dos mesmos nomes...pk será?????

Anónimo disse...

Bem este Newton deve ser um vigarista de primeira. Só alguem tão comprometido é que teria tanta necessidade em vir defender-se de forma desesperada. Bom, mas quanto ao artigo e continuando com mais vigaristas, não me espanta o que diz a senhora. Só é pena que a justiça nada faça.

Anónimo disse...

O NEWTON É DE FACTO UM ALDRABÃO E UM TACHISTA. ENCHEU A SECÇÃO DE JOTAS E TRANSFORMOU UMA SECÇÃO DE REFERÊNCIA NUM NUCLEO DA JSD. IMAGINE-SE QUE UM GAROTO QUE PELOS VISTOS FAZ COISAS MENOS CLARAS NAS NOSSAS JUNTAS (PRINCIPALMENTE NA LAPA) É UM SANTINHO. SÓ QUEM NÃO O CONHECE É QUE O PODE DEFENDER.

Anónimo disse...

Basta investigarem as empresas que prestam serviços nas juntas de freguesia da Lapa, do Sto. Condestável, de São José, São Sebastião e sta. Isabel para descobrirem as falcatruas e vigarices do Luis Newton. Já agora vejam o processo de adjudicação de gestão da piscina da Lapa...muito interessante...

Anónimo disse...

Com que então os arrivistas anti-Newton são da Lapa,ãanh? Alguém com certeza que está a ver - ou vai ver - a vidinha a andar para trás e agora é só "facadas" ao Presidente da Secção D!!! Que bonito!

Anónimo disse...

Tenham vergonha! Quem acusa e quem defende pertencem possivelmente à mesma Secção, por isso, lavem a roupa suja nos plenários que é para isso que eles servem! Ainda por cima a D é das raras secções que ainda os realiza! Ou lá têm "vergonha" de dar a cara? Ou nem sequer se dão ao trabalho de aparecer? Grande exemplo!

Anónimo disse...

Cambada de toscos! Com tanto assunto interessante para discutir e perdem tempo a falar de um "desconhecido"! Eu pelo menos não sei de quem se trata! Eu e mais mil porque o PSD não é só Lisboa! E o assunto deste post falava de corrupção na CML e não de problemas de freguesias e piscinas...

Anónimo disse...

Quem proferiu o comentário a dizer mal do newton foi o António Preto e a Helena Lopes da Costa, para tentar fazer fugir a atenção deles que durante anos tiveram negociatas na CML e agora a Helena quer ser presidente da CM Oeiras e o Preto quer ser eleito deputado senão perde a imunidade e vai preso.

Anónimo disse...

Se a Helena quer ser presidente da CM Oeiras, alguém me explica quem é que a vai apoiar? Sinceramente gostava de saber e era interessante isso vir a lume para muitos anónimos como eu começarem a perceber algumas coisas!Porque a mim dá-me vontade de rir essa perspectiva. É absurda demais para ser verdade!

Anónimo disse...

A Helena vai agora ter eleições aqui na secção de algés, e já anda a prometer lugares na CMO dizendo que é ela que vai ser a candidata do PSD, inclusivé diz que já tem o apoio de Manuela Ferreira Leite...ela só se esquece que foi a grande responsavel da ultima derrota do PSD em Oeriras por 2000 quando foi fazer campanha ao lado do Isaltino prejudicando assim o proprio partido.

Anónimo disse...

O post tem como tema a corrupção na CML e reparem nos nomes que os comentários mencionam.

Helena Lopes da Costa
António Preto
Isaltino
Newton

Não há fumo sem fogo...

Tenho dito.

Anónimo disse...

Também mencionaram os Marcos, os Ismaeis, os Motas, os Sérginhos, os Simões, os Venturas ou desses agora ninguém fala? Os outros 4 estão mais "à mão" mas por vezes as maiores trafulhices são daqueles que "trabalham" para os outros. Pior é um que vende a alma ao diabo se for necessário e depois arma-se em coitado e anda a fugir das porcarias que faz. Esse até penhora as cuecas para conseguir um lugar em Oeiras se a Helena for presidente...afinal de contas, ela já lhe encheu muitos os bolsos e ele deve-lhe muitos favores e não só...mesmo que já a tenha "traído" para apoiar o Carreiras...o mais giro é que andou a prometer votos a este e depois pôs os amigos a votarem na Lena! Há muitas formas de fazer "corrupção"!

Anónimo disse...

Bom nada melhor do que o PSD para aprender como se lava roupa suja.
Basta falar-se em corrupção que começam a aparecer os nomes todos.
O problema é que são os da própria familia que lavam a roupa.
São tão corruptos os do PS mas a diferença é que não têm por estilo lavar roupa suja em público, no entanto em Lisboa basta vê-los...Miguel Coelho é o corrupto-mor e o seu delfim é o Sérgio Cintra. Como vêm eles estão em todo o lado.

Anónimo disse...

Se Sá Carneiro pudesse voltar acho que mudava de partido .Como é possivel companheiros destilarem veneno em doses letais para cima uns dos outros!E o que fazem ao PS?Dão palmadinhas nas costas?Criticar é uma coisa mas enxovalhar já é outra.Pensem bem que há coisas muito mais importantes no PSD que um Presidente de Secção ou Preto ou Helena.È com isto que não podemos perder tempo,mas sim incentivar antes a Direcção do Partido a ser mais energica com SÒCRATES.

Anónimo disse...

Este belfas está a fastar a atenção porque quer defender o amigi Newton que ao que parece foi desmascarado...
Ouve lá ó tanso, o PS só sobe porque existem pessoas como o Newton que dirigem secções do PSD. Com este nível como é que o PSD vai lá???

Anónimo disse...

Tenho de concordar que o nível dos dirigentes do PSD é tão baixo que não me admira que entre eles muitos sejam corruptos.
mas no PS é a mesma história, nem licenciados são e vivem só da política e dos cargos que aí vão conseguindo. A maioria destes tachistas sem a política nem emprego arrajariam e provávelmente engrossariam as filas dos Centros de Emprego.

Anónimo disse...

Vão sonhando com a limpeza do PSD. Afinal qual foi a primeira medida de MFL? Cometer um CRIME DE FRAUDE PARA INSCREVER RETROACTIVAMENTE O BOY RANGEL!

A partir disto podemos ter a ceteza que, quanto mais corrupto e ordinário for um/a fulano/a, mais alto estará nas listas, a fazer pelo gangue, que é a direcção nacional do PSD. Se leram as instruções da nacional para a feitura de listas, verão que a nacional tenciona imiscuir-se até na lista da freguesia mais recôndita, para pôr lá os boys.

Digo-vos que o PSD se aguentará nas zonas rurais e talvez em uma ou outra cidade de média dimensão, mas nas áreas metropolitanas, especialmente Lisboa, o DESASTRE SERÁ TOTAL. Ao contrário do que pensa o gangue da «elite» o povo não é totalmente estúpido, só o é muitas vezes. Ou de outro modo «tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia se parte»...


Qaunto às discussões sobre nomes de corruptos e de trafulhas internos, terei de dizer que de alguns tenho a certeza -são casos velhos- de outros não tenho conhecimento para afirmar, se são, ou não, o que por aqui se diz.

Podemos realmente dizer que desde o consulado de Antº Preto que os golpes de promoção de pessoas sem competência nem dignidade foi a política seguida. Não admira que haja muitos em lugares de destaque e como fazem o favor ao PS de destruir a credibilidade do PSD, não são perseguidos judicialmente -trabalham, pois, para o sistema.

Anónimo disse...

Ate que enfim que alguém diz publicamente que existe corrupção na CML, e em todas as empresas municipais, agora so falta a quem de direito investigar e actuar em conformidade com a justiça

Anónimo disse...

È mto grave uma responsável assumir que foi alvo de corrupção. Agora, se a senhora tem tanta vontade de mudar a CML, deve denunciar as pessoas ou empresas que a tentaram corromper.

Anónimo disse...

A corrupção não é só em Lisboa. Basta irem a Cascais e vão ver...
No urbanismo é escandaloso e por coincidência o responsável pelo pelouro é o Carlos Carreiras actual Presidente do PSD-Lisboa.
Investiguem Cascais e serão surpreendidos.

Anónimo disse...

È complicado uma situação como a aqui exposta. Porém não devemos só falar e é tempo de as polícias fazerem algo para restabelecer a credibilidade nas autarquias.
Eu acredito que será possivel.

Anónimo disse...

Dizem que a Judiciária está investigar a CM de Lisboa, talvez por isso a Vereadora se esteja a antecipar pois ela era directora do urbanismo no tempo de Santana Lopes. Talvez saiba demais e a melhor defesa é o ataque. Tenho dito.

Anónimo disse...

Aqui se vê o nível do PSD. São tão invejosos que se difamam uns aos outros.
Como é possivel que este partido ande para a frente e cresça quando a inveja corroi (por dentro), deixando o PS andar tranquilo. Os dirigentes do PSD não podem crescer e dar força ao partido, pois os seus "companheiros" destilam inveja e são os primeiros a querer detar abaixo o próprio PSD.
QUEM GANHA É O PS.

Anónimo disse...

Bem este Newton e o Ventura devem estar á rasca.
Já desde o tempo da Gabriela que só têm feito porcaria.
Principalmente o Newton que vai tendo fontes de financiamento através das Juntas que a secção D dirige.
Tem de se correr com estes cromos, para mudar a JSD e criar um futuro melhor.

Anónimo disse...

Perguntem ao Carreiras quem é que pagou as despesas da campanha dele á Distrital...PERGUNTEM...

Anónimo disse...

Então ninguem fala da golpada que a Helena Lopes da Costa deu na Santa Casa de Oeiras? Inscreveu "irmãos" da secção do Ismael em Lisboa para ganhar as eleições na Santa Casa e deu em troca um emprego á mulher do Ismael com direito a casa de função e tudo.
Graças a "Deus" que o Patriarca estava atento e cancelou o acto eleitoral e mandou fazer novas eleições com as onscrições revistas.
ESCANDALOSO...

Anónimo disse...

Ò PP és um grande cobarde. Dá a cara...

Anónimo disse...

isto está tudo feito para não entalar ninguém, deve haver muita gente poderosa, muitos milhões a mistura. No final de contas são todos amigos PS/PSD enfim este é o país que temos..

Anónimo disse...

Ora aqui vemos o PSD no seu melhor.
Autofágico e suicida.
Pudera sem poder não sabem viver, portanto começam a rentrée a atacarem-se uns aos outros para começarem a lutar pelos lugares nas câmaras e no parlamento para 2009.
Já começou a festa...isto até seria divertido senão fosse demasiado sério.

Anónimo disse...

Bom, para manter a elevação deste "debate" vou também esconder-me atrás da identificação anónimo, para manifestar esta opinião:
os blogues e outros espaços de debate por excelência são espaços para isso mesmo, troca de opiniões, reflexões e debate. No entanto, para se ser sério e porque a dignidade das pessoas se avalia no seu dia-a-dia, e no extremo em tribunal, comentários e ataques feitos na cobertura do anonimato de nada valem. A única coisa que são é intrigas de pessoas tristes, que não têm capacidade para se afirmar publicamente, nem capacidade para afirmarem projectos publicamente.
O trabalho de cada um é avaliado por quem assume e não tem medo de dar a cara.
Por isso a todos os anónimos frustrados, como eu, deixo uma reflexão: não compreendem que o facto de estarem aqui a procurar manchar os nomes de várias pessoas, com verdades ou mentiras, não identificadas só valoriza quem tentam denegrir?
É que as pessoas com Q.I. e Q.E. elevado compreendem apenas que vocês estão a querer projectar as vossas frustrações em pessoas que doutra forma não conseguem atingir...
Por isso não se esqueçam de que os nomes vêm para a ribalta, as pessoas ganham curiosidade e vão querer saber o que eles fazem. Quando se apercebem que se tratam de mentiras ainda vão dar mais protagonismo a essas pessoas... esvaziando os vossos objectivos...
Sobre a Vereadora em causa: Fica-lhe bem denunciar, é público que tem estado desde o início do ano a colaborar com várias investigações e calculo que esta entrevista seja o culminar dessas colaborações.
Fica, obviamente, por esclarecer a história do envelope e era bom que alguém o viesse esclarecer em tempo útil.

Anónimo disse...

Bem ó Newton andas mesmo com medo...pois é pensavas que ninguem te apanhava. Agora é que vão ser elas.

Anónimo disse...

Bem ó Newton andas mesmo com medo...pois é pensavas que ninguem te apanhava. Agora é que vão ser elas.

Anónimo disse...

Esta secção D está mesmo cheia de azia !devem estar todos á espera de tacho e .por isso fazem estas figuras deploráveis a disparar em todas as direcções.Venha a limpeza e comecem por quem está a beira de um ataque de nervos por não saber como correr com o Presidente para pôr lá a "brigada do reumático"

Anónimo disse...

È mto preocupante a denúncia feita por esta responsável política do PSD. No entanto essa gravidade seria relativizada se a justiça apurasse culpas e imputasse consequências aos culpados.
È fundamental que depois de declarações como estas, existam consequências. Temos de exigir resultados pois todos os dias se fala de políticos envolvidos em corrupção e nunca se apanham os alegados culpados.